é um jogo de RPG baseado em voxel, e justamente por essa semelhança na escolha de seu gráfico que surgiram comparações com o já consolidado Minecraft. Contudo, enquanto Cube World tem seu foco em aventuras e exploração em terceira pessoa ao melhor estilo Diablo, Minecraft segue pela linha de mundo aberto em primeira pessoa.
Portanto, para conseguir compará-los temos de definir os elementos em comum de cada jogo como os gráficos pixelizados (voxel), mundos gerados aleatoriamente, combates, criação de itens e desempenho. Confira:
Gráficos voxel
Os gráficos voxel sempre existiram em jogos como Comanche Maximum Overkill, Blood and Shadow Warrior, Infinimaner, entre outros. Entretanto, foi com Minecraft que o gênero se tornou mais popular. E foi nessa popularização do gênero que Cube World se inspirou e superou seus "mestres".
Uma das primeiras coisas que podemos notar ao criar um novo mundo em Cube World é o quão colorido e bonito tudo parece. Os modelos de personagens, inimigos e itens são muito mais complexos que seu concorrente. Claro que Minecraft possui a possibilidade de alterarmos suas texturas padrões, algo que seu rival ainda não possui, mas ao compararmos os gráficos originais de cada um, é evidente a diferença.
Mundos gerados aleatoriamente
Uma das principais funcionalidades de ambos os jogos é a geração aleatória de um novo mundo, diferente de muitos outros jogos que tem seu design pré-moldado. Isso é possível graças a funções matemáticas e números aleatórios. O resultado é um mundo sem fim, aonde os jogadores poderão dar a volta sem alcançar um determinado limite.
E este é mais um quesito que Minecraft foi pioneiro, pois cada experiência foi feita para ser diferente e única. E Cube World decidiu incorporar isso a suas funcionalidades e se sai tão bem quanto seu mentor nisso. Ambos possuem diferentes regiões e cada uma delas possui um aspecto diferente do outro, aguçando assim, a vontade do jogador em explorar o ambiente.
Combates
Por ser um RPG de ação em mundo aberto, Cube World se foca no combate e exploração. Então há muitas missões, como derrotar um chefe, defender um vilarejo, aniquilar uma gangue de bandidos, resgatar reféns, procurar tesouros e explorar calabouços. Portanto, o combate se torna parte constante e essencial do jogo, diferente de Minecraft que possuí foco maior na exploração e construção.
E é por isso mesmo que um dos pontos altos de Cube World em relação ao seu rival é essa dinâmica. Em Cube World, você é capaz de realizar muito mais ações do que apenas atacar. Utilizar habilidades, magias, esquivas e combos são algumas das funcionalidades que o jogo permite durante um embate. Tornando a experiência de combate mais rica e divertida.
Criação de itens.
Não há dúvidas que Minecraft possui uma das maiores customizações e criações de itens de todos os jogos já desenvolvidos até hoje. Cada elemento do mundo pode se tornar e ser utilizado como ferramenta, ou material na criação de novos itens. Seja um simples bloco de areia, que aquecido a certa temperatura na fornalha se transforma em vidro, até a forja de espadas de diamante.
E se inspirando nisso Cube World tenta incorporar essa funcionalidade, adicionando a possibilidade de melhorar itens a partir da união de materiais. Contudo, isso não é suficiente para rivalizar a tonelada de possibilidade que Minecraft possui.
Desempenho
Enquanto Cube World foi desenvolvido utilizando C++ e DirectX, o que significa que o desempenho do jogo está otimizado para Windows apenas. Minecraft utiliza Java como sua linguagem de programação tornando o jogo mais versátil e adaptável a outras plataformas.
Ao compararmos o desempenho atual dos dois jogos, um em sua versão final e estável e outro em Alpha, percebemos muita semelhança nesse quesito. Contudo, conforme mencionado anteriormente, Cube World ainda está em desenvolvimento e possui gráficos muito superiores, lhe conferindo a dianteira neste aspecto.
Conclusão
Ainda que Cube World esteja em um estado de desenvolvimento, ele possui um grande potencial. Com gráficos belos e cativantes, uma jogabilidade apurada e centenas de horas de conteúdo, podemos estar à beira de um novo fenômeno mundial. Mesmo diante disso, Minecraft não perde espaço, pois trata-se de gêneros diferentes, um se baseia mais em exploração e criação, e o outro em aventuras e combates.
Qual Você Prefere Minecraft ou Cube World?